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A ética do cuidado na elaboração curricular para a educação linguística em português como língua estrangeira em contexto transnacional

Processo: 25/05663-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Simone Tiemi Hashiguti
Beneficiário:Simone Tiemi Hashiguti
Pesquisador Anfitrião: Joaquim Manuel Fernandes Braga
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia sentimental | Currículo para nível superior | Ética do cuidado | Português como língua estrangeira (PLE) | Práticas de Cuidado | Transculturalidade | Educação linguística de língua estrangeira

Resumo

A elaboração de currículos para a educação linguística em contextos transnacionais demanda uma reflexão atenta sobre a relação entre língua e cultura nos processos de produção de sentidos. Essa temática veio sendo explorada na área de Linguística Aplicada (LA) voltada para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LEs) mais enfaticamente a partir da década de 1990, quando estudos sobre identidade e cultura - muitos deles realizados a partir de teorias estruturalistas e pós-estruturalistas sobre discurso, ideologia e poder - começaram a se tornar mais frequentes. A pesquisa ora proposta, também se volta para a relação entre língua e cultura pelo olhar da LA, mas, diferentemente desses estudos, ela será pensada pelo viés filosófico da ética do cuidado (Held, 2006; Gilligan, 1982; Tronto, 1993; Braga, 2024), e aplicada, particularmente, à investigação pontual de práticas de cuidado no contexto cultural uzbeque. A investigação ocorrerá de um projeto maior de cooperação entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Uzbekistan World Language University (UZWLU), que tem como meta justamente a elaboração de um currículo de um curso de nível superior de português como língua estrangeira (PLE) na UZWLU. Nesse contexto cooperativo e educacional, o aspecto linguístico-cultural nos é especialmente inquietante, dado que as línguas em questão são relativamente mais distantes em suas raízes, e dado que, mesmo num mundo globalizado, há diferenças culturais significativas. A apreensão dos aspectos culturais, contudo, não é uma tarefa simples. É necessário haver dispositivos teóricos e conceituais que deem condições ou potencializem a sensibilidade transcultural, principalmente quando a língua não é um elemento imediato de conexão, como é o nosso caso. Estudos sobre a ética do cuidado (Held, 2006) indicam que o cuidado é uma característica comum entre as espécies, e comum a todos os grupos de humanos, por mais culturalmente diversos que possam ser (Tronto, 1993). Ele é um princípio compartilhado, que guia as relações humanas e a organização social (Braga, 2024) e faz visível nossa condição de interdependência (Held, 2006). Práticas de cuidado variam substancialmente entre culturas, mas todas dizem de nosso posicionamento de responsabilidade, responsividade, empatia e colaboração frente à vulnerabilidade do outro e, por esse motivo, entendemos que sejam mais facilmente identificáveis. Consideramos, assim, que observá-las pode ser uma primeira forma mais inteligível de entrada num espaço cultural novo a se explorar. A partir disso, as perguntas de pesquisa que nos orientam são: O que as práticas de cuidado locais nesse contexto social e educacional nos informam sobre a cultura uzbeque? Como essas informações nos auxiliam na construção de um currículo transculturalmente sensível? O estudo sobre práticas de cuidado constituirá um conhecimento cultural mínimo que nos oriente na construção de um currículo transculturalmente sensível - isto é, que não se baseia na imposição de uma lógica cultural sobre a outra - mas no seu encontro, a partir de um engajamento ético e afetivo com novas formas de pensar, sentir e agir. Além disso, a abordagem da sensibilidade transcultural para a criação de currículo por meio da ética do cuidado é uma proposta cientificamente inovadora na área de LA. Nesse sentido, o estudo contribuirá (1) epistemicamente para a LA, ao incorporar e adensar a discussão sobre a ética do cuidado no estudo da transculturalidade e para (2) a educação linguística de PLE, uma área relativamente também pouco explorada no contexto global, sobretudo, quando voltada para o público em questão que, até momento, não conta com nenhum estudo publicado. Além disso, a pesquisa contribuirá ao (3) mobilizar e sistematizar a cartografia sentimental (Rolnik, 2006) como metodologia. (AU)

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