Busca avançada
Ano de início
Entree

FABULAÇÃO COMO POTÊNCIA PEDAGÓGICA: processos cinematográficos em educação geográfica

Processo: 25/10879-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wenceslao Machado de Oliveira Junior
Beneficiário:Rogério Borges
Supervisor: Chantelle Gray Van Heerden
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University Of Johannesburg, África do Sul  
Vinculado à bolsa:21/12642-3 - Um pesquisador-cineasta na escola agrícola: educação geográfica através da criação de uma série cinematográfica, BP.DR
Assunto(s):Cinema   Filosofia   Geografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | Educação | Fabulação | Filosofia | Geografia | Linguagens e Artes em Educação

Resumo

O presente projeto pretende contribuir no desenvolvimento da interface entre Cinema, Geografia e Educação, mobilizando conceitos da filosofia da diferença como potência inventiva nas relações entre arte e ciência. A proposta é um desdobramento do projeto de pesquisa "UM PESQUISADOR-CINEASTA NA ESCOLA AGRÍCOLA: educação geográfica através da criação de uma série cinematográfica", e tem como objetivo fomentar diálogos Sul-Sul em pesquisas que utilizem o método cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1995). Para isto, o trabalho será desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira a participação no Rewilding Technologies, com o intuito de conhecer pesquisas nas áreas de Filosofia e Educação que abordam o conceito de fabulação de Deleuze (1990), especialmente no campo das artes. A segunda etapa envolve o mapeamento e a visita a projetos formativos de cinema que dialoguem com autores como Alain Bergala (2008). Com base no conceito de lugar de Doreen Massey (2008) e com foco na educação geográfica, buscaremos confluências entre os pensadores brasileiros Nego Bispo e Ailton Krenak com pensadores sul-africanos contracoloniais (decoloniais). Dessa forma, atuaremos no diálogo e troca de experiências com pesquisadores, professores e cineastas, visando a criação de novas partilhas do sensível (Rancière, 2005), por meio da articulação entre a arte e educação. A proposta está alinhada ao objetivo de estimular a colaboração entre pesquisadores do Brasil e da África do Sul, conforme estabelecido no recente acordo de cooperação científica firmado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação Nacional de Pesquisa (NRF).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)