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Efetividade de um Programa de Educação em Dor Orofacial Baseado em Mindfulness como Intervenção Complementar para Disfunção Temporomandibular Dolorosa Crônica Frequente: Estudo Clínico com Abordagem Mista

Processo: 25/11104-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Laís Valencise Magri
Beneficiário:Beatriz Dorne
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção temporomandibular   Dor facial   Atenção plena
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disfunção Temporomandibular | Dor Orofacial | Educação em dor | Mindfulness | Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Resumo

Introdução: A disfunção temporomandibular (DTM) dolorosa é uma condição musculoesquelética crônica que compromete aspectos funcionais, emocionais e sociais, impactando negativamente a qualidade de vida. Estratégias baseadas em mindfulness têm se mostrado promissoras no manejo de dor crônica, mas sua aplicação em contextos clínicos odontológicos, como intervenção educativa complementar, ainda carece de evidências. Objetivo: Avaliar a efetividade de um Programa de Educação em Dor Orofacial baseado em mindfulness como intervenção complementar ao tratamento clínico convencional em pacientes com DTM dolorosa crônica. Metodologia: Trata-se de um estudo longitudinal com abordagem mista, conduzido com 40 pacientes com diagnóstico de DTM dolorosa crônica frequente segundo os critérios do DC/TMD e ICOP. Os participantes serão alocados por randomização aleatória simples por sorteio em dois grupos: grupo intervenção (tratamento convencional + programa educativo baseado em mindfulness, n = 20) e grupo controle (tratamento convencional isolado, n = 20). A intervenção terá duração de oito semanas, com sessões semanais de 45 minutos. As avaliações ocorrerão em três momentos: linha de base (T0), dois meses após o início do tratamento - finalização da intervenção (T1) e três meses após a alta clínica (follow-up - T2). Os instrumentos utilizados incluirão: SF-MPQ, JFLS-20, WHOQOL-BREF, GAD-7, FFMQ e PGIC. No follow-up será aplicado um questionário de acompanhamento via contato telefônico, contendo perguntas abertas e escalas numéricas que exploram a percepção do participante sobre dor atual, estratégias de automanejo, fatores de agravamento e impacto funcional dos sintomas. Além disso, grupos focais serão realizados no T1 para análise qualitativa das percepções dos participantes. Análises estatísticas: Será realizada análise descritiva das variáveis, seguida por testes de comparação intra e intergrupos conforme a distribuição dos dados (teste t, Mann-Whitney, Wilcoxon ou qui-quadrado). O nível de significância adotado será de 5% (p < 0,05). Desfechos esperados: Espera-se que o grupo intervenção apresente maior redução da dor, melhora funcional, emocional e de qualidade de vida, com manutenção dos efeitos no follow-up. A proposta constitui uma intervenção educativa de baixo custo, com elevado potencial de impacto social e aplicabilidade em serviços públicos de saúde. (AU)

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