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Juventudes e suas Geograficidades: uma análise acerca das experiências de jovens que não estudam e nem trabalham no município de Presidente Prudente (SP)

Processo: 25/05270-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Raul Borges Guimarães
Beneficiário:Luiz Davi Fagundes de Alcântara
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Identidades   Interseccionalidade   Geografia da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geograficidade | Identidades | interseccionalidade | Juventudes | Geografia da Saúde

Resumo

O presente projeto faz parte de um esforço maior do Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde (BioGeoS) que, por sua vez, vem desenvolvendo pesquisas que pensam no respaldo à vida em função da Saúde Coletiva. Paralelamente, cabe destacar que estudos sobre juventudes vêm sendo uma das preocupações do laboratório, potencializando o conhecimento geográfico que se preocupa primordialmente com a vida. Não diferente, este projeto segue o mesmo raciocínio, tendo em vista a realização de trabalhos anteriores que contribuíram para a formulação do tema central deste: jovens em situação de não estudo e nem trabalho. Em decorrência disso, é notável que diversos são os estigmas atribuídos para com essas/esses jovens, interpretados como impulsionadores do fracasso econômico e social do futuro no Brasil. Todavia, pouco se conhece da situação de vida dessa juventude, ou seja, de suas geograficidades encarnadas em detrimento da realidade pessoal que cada corpo tem experienciado de fato. Nesta lógica, o projeto tem por objetivo analisar as experiências de vida de jovens da cidade de Presidente Prudente (SP) que não estudam e nem trabalham, considerando suas vivências citadinas, bem como suas concepções em saúde, educação e trabalho, utilizando da Pesquisa Qualitativa como método exploratório a partir de ferramentas como, por exemplo, entrevistas, análise interseccional etc. Dado isto, espera-se como resultado uma maior e melhor compreensão da realidade dessas/desses jovens para além da concepção economicista, dado que este projeto se sustenta pelas trajetórias, vivências e experiências de vida dessa juventude, baseando-se na promoção da saúde para a mesma.

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