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Inserções ortográficas como indícios da constituição heterogênea da escrita infantil

Processo: 25/03333-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Maria Eduarda Gomes Vitti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita infantil | Inserções ortográficas | ortografia | Aquisição da escrita

Resumo

A escrita infantil, principalmente seu componente ortográfico, desperta, com bastante frequência, interesse de análise nos campos da saúde e da educação. No entanto, pesquisas nesses campos tendem, em grande medida, a se basear em dados quantitativos e desconsiderar a natureza do que seus autores denominam como erro. Este projeto de pesquisa propõe uma perspectiva linguística para análise das ocorrências não convencionais de acréscimos de grafemas não previstas pelas convenções ortográficas - as inserções ortográficas. O objetivo geral é investigar de que modo(s) as inserções ortográficas na escrita das crianças do Ensino Fundamental I indiciam a constituição heterogênea da escrita infantil. Os objetivos específicos são: (1) descrever como as inserções ortográficas decorrem da circulação do escrevente pela representação da gênese da escrita; (2) descrever como as inserções ortográficas decorrem da circulação do escrevente pela representação do código institucionalizado; (3) mostrar como, a partir dos elementos resgatados de tal circulação, as inserções ortográficas podem apresentar diferentes modos da heterogeneidade de sua constituição. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, que analisará 508 produções textuais de 106 crianças do Ensino Fundamental I, coletadas em 2016, de um banco de dados que subsidia investigações do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Linguagem (GPEL/CNPq). A análise identificará as tendências para as quais os resultados apontarem e buscará hipóteses explicativas para essas tendências - com base em literatura já consultada para a elaboração do projeto e na literatura a ser consultada durante seu desenvolvimento. Estudos oriundos da teoria fonológica, bem como os que se voltam para a complexidade ortográfica deverão embasar essas hipóteses.

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