Busca avançada
Ano de início
Entree

Boletim de Ariel (RJ, 1931-1939) e o mercado editorial brasileiro da década de 1930

Processo: 25/07500-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2029
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Tania Regina de Luca
Beneficiário:Luciana Francisco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História do livro   Humanidades digitais   Mercado editorial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:história do livro | história dos impressos | Humanidades Digitais | mercado editorial | Revistas culturais | História do Livro e da Edição

Resumo

O projeto tem como proposta a investigação do periódico Boletim de Ariel, publicado na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1931 e 1939, que se concentrava no debate sobre o cenário editorial brasileiro e estrangeiro, além disso, atuava como veículo de divulgação das obras da Editora Ariel, empreendimento dos escritores Gastão Cruls e Agripino Grieco, em atividade no mesmo período. Diferente de outras casas editoriais da época, a Editora Ariel não possuía livraria, e a fundação da revista pode ser entendida como estratégia de inserção e difusão no aquecido mercado editorial da década de 1930, iniciativa que não esteve isolada na história editorial brasileira. A contar com metodologia analítica em diálogo com as humanidades digitais, a abordagem sistemática do Boletim de Ariel como objeto e fonte de pesquisa permitirá, de modo amplo, compreender os propósitos da revista e reconstruir aspectos do cenário editorial da década de 1930, os intensos debates literários e intelectuais e a circulação de títulos e autores lançados no período, além de traçar as redes de sociabilidade intelectual, profissional e afetiva tecidas no núcleo da revista e da editora, que reuniram nomes significativos do campo letrado brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)