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Educação em Neurociência da Dor associado ao Re-Treinamento da Marcha em idosas com Fascite Plantar

Processo: 25/00403-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ana Paula Ribeiro
Beneficiário:Maria Soraia Mendes Cavalcante
Instituição Sede: Universidade de Santo Amaro (UNISA). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor crônica   Fasciíte plantar   Marcha   Neurociências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dor crônica | fasciíte plantar | idosas | marcha | Neurociência | Ortopedia ou Geriatria

Resumo

Introdução: A fasciite plantar é uma disfunção musculoesquelética que afeta principalmente mulheres idosas, ocasionando em perda de funcionalidade e diminuição da qualidade de vida. As altas taxas de recorrência sugerem que as opções atuais de tratamento podem não abordam todos os fatores potencialmente modificáveis associados à doença, tais como atrofia muscular intrínseca do pé, alterações na carga plantar dos pés e do equilíbrio corporal. No entanto, estudos recentes têm mostrado o quanto a dor crônica oriunda de disfunções musculoesquelética, está associada com a presença de cinesiofobia e catastroficação ao exercício, juntamente com sintomas de psicossomáticos. Diante desse contexto desafiador, torna-se imperativo avaliar estudos com estratégia de intervenção com exercícios terapêuticos com re-treino de marcha combinados a estratégias da educação em neurociência da dor em idosas com fasciite plantar. A Educação em neurociência da dor já vem sendo bem evidenciada na literatura e com efeitos positivos para pacientes com lombalgia crônica e osteoartrite de joelho. Objetivo: Verificar o efeito da educação em neurociência da dor associada ao re-treino de marcha em idosas com fascite plantar. Métodos: Será realizado um ensaio clínico controlado, randomizado e com avaliador cego, no qual 30 idosas serão recrutadas por amostra de conveniência e divididas em dois grupos: grupo fascite plantar (n=15) e grupo controle (n=15). A intervenção será a educação em neurociência da dor combinada com um programa de exercícios de re-treinamento de marcha em esteira. O programa de intervenção terá duração de três meses consecutivos, duas vezes por semana, com um total de 24 sessões, com duração de 45 minutos cada sessão, seguida de reavaliação após o término da intervenção. Os desfechos primários serão: intensidade da dor verificada pela Escala Visual Analógica, funcionalidade do pé pelo questionário índice de função do pé (FFI) e questionário de neurofisiologia da dor. Os desfechos secundários serão: saúde dos pés por meio do questionário de estado de saúde dos pés (FHSQ), bem como fatores psicossociais abordados pela escala de catastrofização da dor, a escala de cinesiofobia, o teste de caminhada de seis minutos, o questionário FRAQ-Brasil de percepção de equilíbrio, o Timed Teste Get Up and Go e satisfação do paciente com o protocolo de intervenção. Análise Estatística: Será utilizado o teste t Student dependente e independente para comparações intra (pre e pós) e inter-grupos. O tamanho do efeito pelo teste D de Cohen. Para todas as análises serão consideradas significâncias um p<0,05.

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