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Estamos prontos para a ciência aberta? Um questionário sobre práticas de ciência aberta entre autores de ensaios clínicos randomizados em odontopediatria

Processo: 25/08305-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Daniela Prócida Raggio
Beneficiário:Gabriely Priscila Mesquita Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaio clínico randomizado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensaio clínico randomizado | odontopediatria | Prática de Ciência Aberta | Odontopediatria

Resumo

Pesquisadores enfrentam desafios na cultura acadêmica ao melhorar ensaios clínicosvia ciência aberta, devido a limitações de recursos, questões legais e éticas. Nossoobjetivo é avaliar a percepção da ciência aberta e identificar obstáculos paraimplementação. Buscaremos ensaios clínicos em odontopediatria no PubMed dosúltimos 5 anos para identificar autores. Usando a metodologia padrão de cálculo dotamanho da amostra, são necessários pelo menos 355 e-mails de autorescorrespondentes para atingir a precisão desejada. Esses 355 e-mails serãoacumulados por meio de triagem aleatória de artigos, remoção de duplicatas e contatocom os autores na ordem de uma lista aleatória. Revisores independentes examinarão otítulo e o resumo para recuperarão e-mails. Incluiremos qualquer autor correspondentepara estudos controlados e randomizados em odontopediatria. Qualquer e-mail inválidoserá excluído. O questionário, com 6 partes, explorará a percepção dos pesquisadoressobre ciência aberta. Faremos estatísticas descritivas e análises exploratórias commodelos para associar percepção da ciência aberta, características demográficas e decarreira. Investigaremos se a associação com características demográficas é mediadapelas da carreira. Antecipamos que os resultados destacarão os principais obstáculosna implementação de práticas de ciência aberta, baseando-se na percepção dospesquisadores e nas associações entre características demográficas, profissionais e aadoção dessas práticas. Além disso, esperamos identificar como as características dacarreira podem mediar a relação entre as percepções dos pesquisadores e aimplementação de ciência aberta em estudos clínicos em odontopediatria. (AU)

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