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Efeito do treino tarefa específica em contexto de realidade aumentada para função e atividades de membros superiores em crianças com paralisia cerebral espástica: ensaio clínico controlado e randomizado

Processo: 25/02360-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2027
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Luana Pereira Oliveira Gonçalves
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Paralisia cerebral   Realidade aumentada   Neuropediatria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | paralisia cerebral | Realidade Aumentada | tarefa específica | Neuropediatria

Resumo

Crianças com Paralisia Cerebral (PC) apresentam deficiências motoras, sendo elas consideradas mais complexas em membros superiores, pois levam a limitações na execução de atividades motoras, destacando-se o alcance manual e atividades diárias. Como intervenção, a literatura tem recomendado a combinação de técnicas com o treino de tarefas específicas. Neste caso, o treino de tarefa específica será combinado com a técnica de realidade aumentada (RA) que tem promovido efeito positivo, porém os estudos são escassos e trazem lacunas importantes que devem ser preenchidas. Objetivo: Verificar os efeitos de um protocolo de treinamento de tarefa específica associado a realidade aumentada para função e atividades de membros superiores em crianças com diagnóstico de paralisia cerebral espástica. Métodos: Participarão 38 crianças com PC espástica, níveis de Classificação da Função Motora Grossa GMFCS I II e III MACS I, II e III, idades entre 6 e 13 anos, e serão randomizadas em 2 grupos de intervenção (grupo controle e grupo experimental). Os desfechos primários avaliados serão: cinemática do alcance manual e atividades de membros superiores por meio do questionário de Deficiências do braço, ombro e mão (DASH). Será utilizado o instrumento Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) para identificação de metas e a escala Goal Attainment Scaling (GAS) para verificar e acompanhar o atingimento das metas e serão desfechos secundários. Serão realizadas 4 semanas consecutivas de intervenção, com 3 sessões semanais com duração de 1 hora e 20 minutos cada, totalizando 12 sessões e 16 horas de treinamento. Para o grupo experimental (Protocolo INTERACT), será utilizado os jogos do software de Realidade Aumentada (RA). O grupo controle receberá fisioterapia convencional, realizada pelo mesmo período de tempo e volume do grupo experimental, nas clínicas que frequentam. As avaliações ocorrerão antes, após 2 semanas e ao final de 4 semanas do início do treinamento, e será realizado um acompanhamento (follow up) de 2 meses sem treinamento, para verificar a retenção dos desfechos avaliados. Análise dos dados: Testes estatísticos de comparação dos efeitos entre os grupos (teste t ou Mann-Whitney) e intragrupos nas três avaliações pre¿, po¿s e follow-up (ANOVA medidas repetidas ou Friedman) serão realizados. Relevância: Este estudo contribuirá para o avanço de tratamentos em indivíduos com PC por meio da tecnologia de RA de baixo custo, associada ao treino de tarefas específicas, fortemente recomendada na literatura. (AU)

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