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Experiências móveis no espaço escolar: um estudo coreográfico no antigo pavilhão do Carandiru.

Processo: 25/00843-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Ana Maria Rodriguez Costas
Beneficiário:Lais Julie Brasil Breyton
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Coreografia   Espaço escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coreografia | Espaço Escolar | práticas perfomativas | Coreografia; Práticas Perfomativas; Espaço Escolar;

Resumo

Há uma série de dispositivos para instituir organizações cinéticas que estruturam gestos no cotidiano escolar: muros e grades que demarcam os limites de alcance dos deslocamentos, sinais sonoros que indicam as ações e o tempo em que devem ser realizadas, a ordenação de filas para caminhadas entre diferentes ambientes e, principalmente, cadeiras para sentar e permanecer sentado com base em certas referências posturais. Tais relações espaço-temporais entre gestos, ações corporais e deslocamentos criam uma coreografia para a escola. A partir deste entendimento expandido do conceito de coreografia, o projeto de pesquisa tem como objetivo observar e compor com as coreografias da escola, coletando experiências móveis que (re)inventam e coreografam seu cotidiano, tensionando os limites do controle e da disciplina. De caráter teórico-prática, a pesquisa combina leitura da bibliografia selecionada com atividades práticas nas escolas Etec de Artes e Parque da Juventude que, sob as mesmas pilastras, chão e paredes, ocupam desde 2008 o antigo espaço da Casa de Detenção de São Paulo - conhecida popularmente como Carandiru -, palco de um dos maiores massacres da história prisional do Brasil. No percurso das práticas desta pesquisa, pretende-se criar um baralho de mediação para experiências performativas nessas escolas, investigando as marcas do espaço e potencializando a emergência de outros possíveis gestos e coreografias junto a dois grupos de estudantes dessas instituições. Este projeto de pesquisa tem importância ao mobilizar a prática em diversos formatos para elaborar outras formas de exercício investigativo reforçando o fazer como um pilar fundamental para pesquisar em dança, no e com o corpo em movimento, dentro do contexto escolar. (AU)

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