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Trajetórias do curso de Cinema na Universidade de Brasília (1965-2002): pensamentos e práticas cinematográficas

Processo: 25/07111-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Arthur Autran Franco de Sá Neto
Beneficiário:Letícia Gomes de Assis
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História do cinema brasileiro   Universidades   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura cinematográfica | Ensino Superior de Cinema | História do Cinema Brasileiro | universidades | Cinema

Resumo

A implantação do curso de Cinema na Universidade de Brasília (UnB) em 1965 marcou a primeira iniciativa de um curso regular para a carreira de Cinema em uma universidade pública no Brasil. Ao longo de sua trajetória, a Universidade de Brasília manteve, em períodos mais ou menos contínuos, cursos para carreira na área de Cinema desde a metade da década de 1960 até o início dos anos 2000, quando o a proposta curricular é reestruturada e as áreas de Cinema e Rádio e Televisão são integradas, passando a compor a habilitação em Audiovisual. Nesse período, a relação entre a UnB e o curso de Cinema foi permeada tanto pelo recrudescimento do regime autoritário, imposto com a ditadura civil-militar, assim como pelo processo de transição e retomada democrática. Diante da ausência de pesquisas históricas dedicadas exclusivamente ao estudo desta experiência, o objetivo geral do projeto de pesquisa proposto é reconstituir e analisar os processos de estruturação, desarticulação e reestruturação que envolveram o curso de Cinema da UnB, desde meados dos anos 1960 até o início dos anos 2000. Para isso, proponho realizar o levantamento e análise de fontes documentais, bibliográficas e filmográficas indagando de que maneira os pensamentos e práticas de ensino de cinema idealizados e concretizados no contexto desta experiência influenciaram a sua inserção e consolidação na universidade brasileira. (AU)

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