Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando o potencial Leishmanicida de complexos de ouro com ligantes NHC e a criação de novas plataformas de bioconjugação.

Processo: 25/12452-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Camilla Abbehausen
Beneficiário:Heryk Kauan Saldanha Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02618-0 - Desenvolvimento de novos metalofármacos e formas de administração inovadoras para tratamento de Leishmaniose, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Compostos de coordenação   Química bioinorgânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aplicações farmacológicas | bioconjugados | complexos metálicos | Química Bioinorgânica

Resumo

A descoberta das aplicações terapêuticas da auranofina impulsionou a investigação de novos ligantes para complexos de Au(I), enquanto a eficácia antitumoral da cisplatina motivou o estudo de compostos de Au(III), dada sua estrutura eletrônica semelhante à Pt(II). A introdução dos carbenos N-heterocíclicos (NHCs) fortaleceu esse campo, já que sua forte doação ¿ estabiliza a ligação metal-ligante. A aplicação de NHCs em complexos de Au(I) e Au(III) tem mostrado vantagens distintas, que dependem do estado de oxidação do metal. Nosso grupo de pesquisa tem estudado a atividade antiparasitária de complexos de ouro com diferentes ligantes NHCs que, de forma geral, apresentaram resultados promissores. Para estabilizar complexos de Au(III), mas também de Au(I), foi selecionado o ligante 2-piridin-2-il-2H-imidazo[1,5-a]piridin-4-ilium, que consiste em um NHC, com um grupo (wingtip) piridil em um lado e do outro um anel benzeno fundido (indenil), aqui referido como NHC. Com Au(III) ele estabelece ligação ciclometalada C^N, enquanto com Au(I) faz uma ligação monodentada com o carbeno. Além disso, um ligante p-(COOHPh)Ph2P será introduzido em dois complexos para criar uma plataforma para futuras conjugações com biomoléculas. Serão realizadas sínteses, caracterizações, simulações in silico e ensaios in vitro em colaboração com o LEBIL, IB, UNICAMP, liderado pelo Prof. Danilo C. Miguel.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)