Bolsa 11/04055-9 - Rimantadina, Paládio - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos metálicos de Pt(II), Pd(II), Ag(I) e Au(I) com rimantadina: síntese, caracterização espectroscópica e ensaios biológicos.

Processo: 11/04055-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Corbi
Beneficiário:Suelen Ferreira Sucena
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Rimantadina   Paládio   Platina   Ouro   Prata   Compostos de coordenação   Química bioinorgânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:complexos metálicos | Ouro | paládio | Platina | Prata | Rimantadina | Química Bioinorgânica

Resumo

O desenvolvimento racional de complexos metálicos em farmacologia e medicinaenvolve diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a química inorgânica, abioquímica e a farmacologia. Inúmeros processos vitais são estritamente dependentes dapresença de íons metálicos. Também, é fato que várias doenças são hoje diagnosticadas outratadas com o auxílio de complexos metálicos. São destaques os complexos de gadolínio etecnécio como agentes de contraste, bem como os complexos de platina como agentesantitumorais. Assim, a investigação de novos complexos metálicos se faz importante eextremante relevante na busca de novos fármacos eficientes no tratamento de diversasenfermidades e, ao mesmo tempo, seguros ao organismo humano. O presente projeto trata dasíntese de novos complexos metálicos de platina(II), paládio(II), prata(I) e ouro(I) com arimantadina, um ligante orgânico bioativo, o qual possui atividade antiviral. A1-(1-adamantil)etilamina, conhecida como rimantadina, é um derivado do adamantano e análogaà amantadina, sendo um fármaco comercial utilizado na profilaxia e no tratamento da gripe A. Omecanismo da atividade antiviral da rimantadina baseia-se no bloqueio de duas fases dareplicação viral: a inibição do desencapsulamento do vírus e, em seguida, sua maturação.Pretende-se caracterizar tanto o ligante quanto os complexos sintetizados com o auxílio dasseguintes técnicas: análise elementar, espectroscopia vibracional na região do infravermelho,ressonância magnética nuclear de 1H,13Ce15N, espectrometria de massas e análise térmica.Estudos das atividades biológicas in vitro do ligante e dos complexos serão realizados, comdestaque para os ensaios antibacterianos e antivirais, tendo como finalidade a verificação desuas potencialidades farmacológicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUCENA, Suelen Ferreira. Síntese, caracterização e estudo das atividades antibacterianas de complexos de Au(I), Ag(I) e Pd(II) com rimantadina. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.