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Análise experimental do comportamento criativo: investigando variabilidade e derivação

Processo: 24/21558-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:João Henrique de Almeida
Beneficiário:Marcello Henrique Silvestre
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Criatividade   Variabilidade   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criatividade | intra-classe | relações emergentes | Variabilidade | Análise do Comportamento

Resumo

A criatividade é entendida como comportamento operante que emerge de histórias de reforço em contextos que favorecem variabilidade. A variabilidade comportamental, considerada um operante ou uma dimensão do operante, pode ser moldada por contingências de reforço, incluindo esquemas como o lag n, amplamente estudados e aplicados para aumentar a diversidade de respostas. Embora a aplicabilidade da variabilidade seja bem documentada, debates teóricos persistem sobre sua explicação em termos da relação ambiente-organismo. Este estudo aborda um aspecto negligenciado: as probabilidades de respostas intra-classe (within-class) em contextos de relações derivadas/emergentes. Utilizando classes contextualmente controladas e relações emergentes de simetria, o objetivo é explorar dinâmicas de variabilidade intra-classe e ampliar o escopo experimental da Análise do Comportamento. Resultados podem ter implicações para abordagens educacionais baseadas na Equivalência de Estímulos, promovendo respostas mais variadas e criativas, e alinhadas ao desenvolvimento de comportamentos menos estereotipados. O objetivo geral é explorar e influenciar a dinâmica de distribuição de respostas intra-classe de relações contextualmente controladas de simetria. Em específico, o experimento 1 investiga o impacto de diferentes oportunidades de derivação, o experimento 2 busca observar o efeito do reforço nas relações derivadas/emergentes, e o experimento 3 estabelece contingências para a produção de variabilidade comportamental. (AU)

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