O ator em movimento: a criação do personagem a partir da organização da expressão ...
Processo: | 01/03245-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2001 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2002 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Verônica Fabrini Machado de Almeida |
Beneficiário: | Nicole Pschetz |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Atores Ritmo (música) Linguagem corporal |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Acao Corporal | Ritmo | Tempo |
Resumo Analisando as experiências obtidas nos dois primeiros anos do curso de graduação em Artes Cênicas da UNICAMP, durante as aulas e através dos trabalhos criativos desenvolvidos nesse período, tive a percepção da importância de se realizar um estudo aprofundado sobre o elemento "ritmo" no trabalho do ator. Sabendo que o trabalho rítmico é considerado essencial ao ator por muitos criadores, visto que a narrativa cênica é uma arte "temporal", assim como a música, e que muitas questões ainda encontram-se em aberto, esta pesquisa torna-se necessária não somente pelo desejo de suprir as dificuldades já existentes em integrar os conhecimentos sobre o "ritmo", mas também pela possibilidade de se formularem outros questionamentos que possam trazer respostas para um problema que muitos artistas encontram em sua vida artística: o trabalho com a variação rítmica. Neste sentido, esta pesquisa compreenderá duas etapas: uma teórica - leitura e análise do material bibliográfico existente sobre o objeto em questão; e outra prática (subdividida em duas partes) - constituída a partir de pesquisa de campo para a observação do elemento "ritmo" em espetáculos teatrais, que prevê tanto o desenvolvimento de exercícios relacionando o tempo-ritmo musical com o tempo-ritmo nas ações do ator, com a conseqüente elaboração de uma metodologia, quanto a construção de um trabalho artístico que sirva como terreno de aplicação dos conhecimentos obtidos durante a pesquisa teórica. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |