Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução histórica das relações tróficas e limnológicas no reservatório de Itaipu: efeitos top-down e bottom-up na produção pesqueira

Processo: 07/50986-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Miguel Petrelli Junior
Beneficiário:Rinaldo Antonio Ribeiro Filho
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Limnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cascata Trofica | Interacoes Troficas | Mancova | Peixes | Plancton | Qualidade Da Agua

Resumo

Inúmeros estudos experimentais contribuíram para o desenvolvimento da teoria das redes tróficas lacustres, revelando o importante papel dos peixes, ignorados no campo da limnologia durante décadas. A maioria dos estudos foi desenvolvida na Europa e nos Estados Unidos e a generalidade da teoria ainda não foi amplamente testada em ambientes subtropicais e tropicais. Apesar de controvérsias, as hipóteses de cascatas tróficas e de bottom-up: top-down são os modelos conceituais mais utilizados. Neste contexto, este projeto baseia-se na hipótese de que as relações tróficas em cascata, relacionadas aos efeitos bottom-up e top-down, podem ser encontradas no Reservatório de Itaipu, localizado em região subtropical. Com base em dados limnológicos fornecidos pela ITAIPU BINACIONAL, referentes à série histórica do reservatório desde a sua construção, análise de covariância multivariada (MANCOVA) será utilizada para explorar a estrutura de correlação entre as variáveis dependentes sobre clorofila-a, cianobactéria e transparência da água (variáveis dependentes) e entre as demais variáveis limnológicas. Análises de correlação também serão realizadas para verificar a existência de algum tipo de efeito na cascata trafica. As variáveis bióticas e abióticas serão relacionadas com os dados de produção pesqueira, gerando assim um modelo que explique a produção pesqueira no reservatório de Itaipu. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO FILHO, R. A.; PETRERE JUNIOR, M.; BENASSI, S. F.; PEREIRA, J. M. A.. Itaipu Reservoir limnology: eutrophication degree and the horizontal distribution of its limnological variables. Brazilian Journal of Biology, v. 71, n. 4, p. 889-902, . (07/50986-9)