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O desenvolvimento fonológico de crianças entre 3:6 e 5:0 anos sob a perspectiva de seus país e professores

Processo: 04/09933-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Haydée Fiszbein Wertzner
Beneficiário:Simone Tozzini Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Fala   Fonologia   Transtornos da linguagem infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisicao | Desenvolvimento | Fonologico | Questionario | Transtorno

Resumo

O estudo tem por objetivo verificar como pais e professores observam o desenvolvimento fonológico de seus filhos/alunos. Serão sujeitos dessa pesquisa 60 crianças, de ambos os sexos, com idade variando entre 3:6 e 5:0 anos, alunas de escolas privadas do Município de Guarulhos. Os sujeitos deverão ter a idade e o gênero especificado, não estar ou não ter sido submetido a tratamento fonoaudiológico. Foram elaborados dois questionários (um para pais e outro para professores) abordando questões referentes ao desenvolvimento global e, especificamente, ao desenvolvimento da fala. Além da entrega dos questionários a pais e professores, os sujeitos da pesquisa passarão por uma avaliação fonoaudiolôgica com base no protocolo de fonologia do Teste de Linguagem Infantil (Wertzner, 2004). Os dados obtidos através dos questionários serão analisados e comparados aos resultados da avaliação. (AU)

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