Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação da produção de progesterona pelo corpo lúteo gestacional bovino sob estimulo do VEGF e bFGF

Processo: 05/50243-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Paula de Carvalho Papa Keohane
Beneficiário:Mariana Nunes La Paz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/07392-7 - Expressão do VEGF e bFGF na placenta bovina e seus efeitos sobre a produção de hormônios esteróides neste órgão, AP.JP
Assunto(s):Corpo lúteo   Progesterona   Fatores de crescimento do endotélio vascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bfgf | Corpo Luteo Gestacional | Progesterona | Vegf

Resumo

O corpo lúteo é uma estrutura temporária no organismo da fêmea, tendo sua formação reiniciada a cada ciclo estral. Sua principal função está relacionada à produção de progesterona, a qual impede a luteólise da glândula promovendo assim a manutenção da prenhez. O processo angiogênico luteínico é modulado por diversos fatores, dos quais o bFGF e o VEGF, destacam-se como principais. Além da participação local, estes fatores exercem funções fisiológicas em diversos tecidos. O presente projeto objetiva avaliar a influência dos fatores de crescimento angiogênicos - bFGF e VEGF- na produção de progesterona pelo corpo lúteo gestacional. Para tal, corpos lúteos de 90, 150, 210 dias e a termo serão coletados em abatedouro. Sob condições assépticas, as células serão mecanicamente dispersas e cultivadas em placas de 96 poços. Após 24 horas de cultivo, os fatores de crescimento serão adicionados nas concentrações de 10 e 50 hg/ml de bFGF e VEGF, respectivamente. Amostras de meio de cultura e as células dos grupos controle, bFGF, VEGF e bFGF mais VEGF serão coletadas 24, 48 e 96 horas após a adição dos fatores. A progesterona será dosada através de radioimunoensaio e o conteúdo protéico pelo método de Lowry. Os dados serão analisados pelo programa estatístico SAS (Statistical Analysis System), as diferenças estatísticas encontradas serão comparadas pelo teste t de Student. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA N. LA PAZ; VANESSA U. FONSECA; DANILA B. CAMPOS; LAURA P. ARTONI; LIZA M. M. C. SOUSA; PAULA C. PAPA. Produção de progesterona in vitro pelas células do corpo lúteo bovino ao longo da gestação. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 27, n. 9, p. 370-376, . (02/07392-7, 05/51899-7, 05/50243-0)