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Perspectiva de interface entre as formações profissionais de Biblioteconomia e de diplomacia: um estudo comparativo

Processo: 02/09358-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:José Augusto Chaves Guimarães
Beneficiário:Elisabet Cristina Pereira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Profissionais da informação   Diplomacia   Formação profissional   Carreira profissional   Coleta de dados   Análise documentária   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carreira Diplomata | Ensino De Biblioteconomia | Profissionais Da Informacao

Resumo

A formação do bibliotecário, na atualidade, pressupõe o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades para o desenvolvimento de atividades específicas e interdisciplinares visando à formação de um profissional integrado à realidade, aspecto que vai ao encontro das preocupações dá nova Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional, bem como as Diretrizes Curriculares para a área de Ciências da Informação. Isso leva à necessidade de estudar interfaces profissionais, como é o caso da formação do bibliotecário e do diplomata. Para tanto, objetiva-se analisar as interfaces entre tais formações, verificando até que ponto aquela pode atuar como ponto de partida para esta última em termos de complementaridade assim como as possibilidades de enriquecimento mútuo, visando a contribuir com as discussões curriculares de Biblioteconomia no Brasil e no Mercosul e para as reflexões acerca das competências e habilidades requeridas para o profissional da informação. Em termos metodológicos, tem-se como universo de análise o curso de Biblioteconomia da Unesp-campus de Marília e o curso de Diplomacia do Instituto Rio Branco - Brasília, aliando uma dimensão documental a uma coleta de dados para analisar as perspectivas de complementaridade na atuação profissional e as mútuas contribuições em termos de formação combinando, dessa forma, qualificação e interpretação, procurando chegar a uma lista de conteúdos e competências e habilidades complementares e de interface. (AU)

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