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Representações sociais da AIDS entre professores da sexta serie do ensino fundamental em uma escola municipal de Sertãozinho-SP

Processo: 03/06303-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Pereira Lima
Beneficiário:Flavia Chaves Ramos
Instituição Sede: Coordenadoria de Graduação. Centro Universitário Moura Lacerda. Instituição Moura Lacerda. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   AIDS   Ensino fundamental   Pesquisa qualitativa   Inquéritos e questionários   Entrevistas (psicologia)   Sertãozinho (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Escola | Pesquisa Qualitativa | Pratica Docente | Representacoes Sociais

Resumo

Este trabalho inspira-se nos Temas Transversais - ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual - propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) com a finalidade de debater questões sociais relevantes para a vivência da cidadania. Seu objetivo é analisar as representações sociais da aids - cuja abordagem é possível nos diversos temas transversais - entre professores da 6ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sertãozinho-SP. O trabalho fundamenta-se na teoria das representações sociais (Moscovici, 1961). À metodologia, de caráter qualitativo, inspira-se na pesquisa etnográfica em educação (Lüdkê&André, 1986). Inicialmente serão entrevistados os professores da 6ª série do período da tarde, responsáveis pelas áreas de português, ciências, matemática, história, geografia, artes, inglês e educação física. A seguir, serão coletados dados durante o semestre, através de anotações, observação, entrevistas e questionários, buscando-se situações que envolvam a AIDS na prática docente e no conjunto da instituição escolar. O material discursivo será analisado através da análise de conteúdo (Bardin, 1977) e o relato será utilizado para descrever o contexto escolar. O estudo pretende verificar o que os professores pensam a respeito da aids, como abordam o tema em suas disciplinas e como se dá a interlocução com colegas, funcionários e comunidade envolvida com o universo escolar. (AU)

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