Busca avançada
Ano de início
Entree

Representações sociais de parasitoses intestinais entre alunos da sexta série do ensino fundamental: uma proposta de educação para a Saúde em uma escola municipal de Ribeirão Preto-SP

Processo: 04/07603-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia da Saúde
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Pereira Lima
Beneficiário:Caroline Turetta
Instituição Sede: Centro de Saúde. Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia médica   Educação em saúde   Representações sociais   Escolas   Entrevista   Análise de conteúdo   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bio Poder | Educacao Em Saude | Escola | Parasitoses Intestinais | Representacoes Sociais

Resumo

O trabalho tem como objetivo principal analisar as representações sociais de parasitoses intestinais entre alunos de duas classes da 6ª série do ensino fundamental em uma escola municipal de Ribeirão Preto. O estudo fundamenta-se na teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici (1961) e nas diversas abordagens da Educação para a Saúde - a biológica, a preventiva e a promotora, que suscitam discussões em torno do caráter multidimensional da saúde. A noção foucaultiana de "biopoder", permite que à Educação para a Saúde seja contextualizada no ambiente escolar dentro de uma perspectiva crítica. A metodologia de coleta de dados envolve três fases: 1- os alunos serão convidados a expressar em uma folha de papel o que lhes vem em mente quando pensam no termo "parasitas intestinais"; 2- escolherão uma foto, entre várias que lhes, serão propostas com o objetivo de comentá-la em discussão de grupo; 3- serão feitas entrevistas semi-diretivas com os alunos cujos exames de fezes acusarem parasitoses intestinais. Os dados obtidos nas três fases serão analisados com base na metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 1977). A análise preliminar subsidiará atividades de intervenção que serão registradas com base na descrição etnográfica (André, 2000). Os resultados serão socializados na instituição, para que possam subsidiar práticas educativas em saúde no contexto escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)