Busca avançada
Ano de início
Entree

Habitos alimentares e imagem corporal de pacientes com anorexia nervosa.

Processo: 08/50869-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Carolina Leonidas
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos   Psicanálise   Hábitos alimentares   Anorexia nervosa   Imagem corporal

Resumo

Os transtornos alimentares têm adquirido uma crescente visibilidade nos últimos anos, despertando forte interesse da comunidade. Caracterizam-se por graves perturbações no comportamento alimentar. Um dos transtornos que mais têm despertado a atenção ultimamente é a anorexia nervosa, que configura uma recusa do indivíduo a manter um peso corporal na faixa mínima adequada, um temor Intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na imagem corporal. Esta última pode ser definida como a representação mental que o indivíduo tem de seu esquema corporal. Estudos mostram que a distorção da imagem corporal influencia a predisposição para comportamento alimentar disfuncional. O presente trabalho busca investigar o modo como as pacientes anoréxicas vivenciam seu corpo, antes e após a instalação do transtorno alimentar, e seus hábitos alimentares. Parte-se do pressuposto de que os sentimentos decorrentes da imagem corporal e o significado do corpo para as pacientes podem estar relacionados aos sentimentos despertados pela alimentação, aos comportamentos alimentares adotados e suas peculiaridades. Serão investigadas pacientes do sexo feminino, vinculadas as Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares (GRATA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP). O instrumento utilizado para a coleta dos dados será um roteiro de entrevista semi-estruturada, a ser aplicada individualmente e gravada em áudio para posterior transcrição e análise de conteúdo temática. Os dados serão interpretados com o apoio do referencial teórico psicanalítico. Espera-se que os resultados obtidos possam colaborar para a compreensão, por parte dos profissionais da área de transtornos alimentares, da forma peculiar como as pacientes anoréxicas vivenciam seu corpo e sua alimentação, podendo assim contribuir para o aprimoramento das estratégias de tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINA LEONIDAS; MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS. Imagem corporal e hábitos alimentares na anorexia nervosa: uma revisão integrativa da literatura. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 25, n. 3, p. 550-558, 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.