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Avaliação dos recursos afetivos de crianças adotadas tardiamente

Processo: 03/02007-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Renata Loureiro Raspantini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Desenvolvimento infantil   Avaliação psicológica   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adocao Tardia | Avaliacao Psicologica | Desenvolvimento Infantil | Recursos Afetivos

Resumo

O processo de adoção tem como objetivo proporcionar à criança desprovida de uma rede de relações estáveis, uma vida familiar favorável, que possa garantir o desenvolvimento de suas potencialidades e assegurar-lhe um dispositivo para constituição de sua identidade. Considerando-se que a adoção tardia é um processo mais delicado, visto que a criança já possui um conjunto de valores e ideias já estruturado, além de experiências potencialmente conflituosas, o presente trabalho almeja estudar os aspectos psicológicos de crianças adotadas tardiamente, bem como avaliar seus recursos afetivos, comparando-os com crianças que convivem com seus pais biológicos. Para tanto, serão selecionados dez participantes, sendo cinco crianças tardiamente adotadas e cinco criadas por seus pais biológicos, formando, dessa forma, um grupo de comparação. Os instrumentos aplicados às crianças consistirão no Teste das Fábulas de Düss, no Desenho da Família com Estórias (DF-E) e na Escala de Stress Infantil de Lipp; já nas mães será aplicada a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (adaptada por Graminha). O presente estudo adotará como abordagem metodológica a avaliação psicológica, priorizando um enfoque descritivo, exploratório, com análises majoritariamente qualitativas e interpretativas dos resultados obtidos. (AU)

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