Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, caracterização estrutural e atividade biológica de complexos de ouro e prata com ligantes sulfurados

Processo: 06/58923-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Massabni
Beneficiário:Alexandre Cuin
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Bioatividade   Ligantes   Íons metálicos   Ouro   Prata   Método de Rietveld
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Biologica | Ligantes Sulfurados | Metodo De Rietveld | Ouro | Prata

Resumo

Os metais, bem como seus compostos, têm sido utilizados em Medicina há mais de 5000 anos. Atualmente há vários fármacos que contém como centro ativo um íon metálico. Particularmente, compostos contendo os íons metálicos Ag(I), Au(I) e Au(III) têm demonstrado bons resultados no tratamento e no combate de algumas enfermidades. A maior parte destes compostos está relacionada a complexos metálicos com ligantes que são substâncias orgânicas sulfuradas. Estas substâncias além de se complexar aos íons metálicos Ag(I), Au(I) e Au(III), possuem, em geral, baixa toxicidade ao organismo humano. No presente projeto de pesquisa, pretende-se sintetizar, caracterizar e estudar a atividade biológica de complexos envolvendo os íons metálicos Ag(I), Au(I), e Au(III) com os ligantes 6-mercatopurina, ácido mercaptonicotínico, L-cisteina, D-penicilamina, etionina e as bases de Schiff obtidas a partir do aldeído 2-carboxi-aldeído-tiofeno e as aminas 2-amino-tiofenol, 2-amíno-fenol, 2-amino-benzóico (ácido antranílico) e etilenodiamina. Os compostos obtidos no estado sólido serão caracterizados por um conjunto de técnicas analíticas e espectroscópicas. Os ensaios para estudo da atividade biológica serão realizados em parceria com pesquisadores da UNESP e outras instituições. As estruturas dos compostos policristalinos serão estudadas com o auxílio do Prof Pr. Peter W. Stephens (Stony Brook-NY-EUA) (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUIN, ALEXANDRE; MASSABNI, ANTONIO CARLOS; PEREIRA, GUILHERME ALVES; FUJIMURA LEITE, CLARICE QUEICO; PAVAN, FERNANDO ROGERIO; SESTI-COSTA, RENATA; HEINRICH, TASSIELE ANDREA; COSTA-NETO, CLAUDIO M.. 6-Mercaptopurine complexes with silver and gold ions: Anti-tuberculosis and anti-cancer activities. BIOMEDICINE & PHARMACOTHERAPY, v. 65, n. 5, p. 334-338, . (06/58923-3, 07/55851-4)