Busca avançada
Ano de início
Entree

Inferência das relações filogenéticas e tempos de divergência das ordens de quelicerados empregando dados moleculares

Processo: 10/00114-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Ricardo Pinto da Rocha
Beneficiário:Almir Rogério Pepato
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acari | Arachnida | Arthropoda | Chelicerata | Sistemática Molecular | Tempos de divergência | Sistemática molecular

Resumo

Apesar dos esforços no sequenciamento de genomas mitocondriais, as hipóteses disponíveis relativas às relações entre as ordens de quelicerados são baseadas em dados morfológicos e moleculares derivados dos genes 18S e parte do 28S. Uma tentativa recente de datação dos tempos de divergência esbarrou na ausência de um esforço de sequenciamento mais amplo, não sendo capaz de incluir mais da metade das ordens, limitando-se aos genomas mitocondriais publicados à época. Além disso, esse estudo apresentou pontos de calibração paleontológica equivocados, que levaram as estimativas de divergência em contradição com o registro fóssil. O objetivo deste projeto é, através de grande incremento no esforço de sequenciamento dos grupos de quelicerados, testar a utilidade de novos marcadores e, paralelo ao trabalho já em andamento de revisão do registro fóssil do grupo, estimar o tempo de divergência entre as linhagens de quelicerados. Para tanto, serão testados como marcadores os genes nucleares 18S, 28S, Fator de Elongação 1 e 2, Enolase, RNA Polimerase II e G3PDH. A estrutura secundária dos rRNAs serão inferidas e utilizadas no estabelecimento da homologia entre os nucleotídeos e na obtenção de informação filogenética adicional. As análises filogenéticas incluirão métodos probabilísticos que consideram as propriedades biológicas dos marcadores. A inferência das datas de divergência será feita através dos métodos de calibração flutuante, que incorpora a incerteza da posição filogenética dos fósseis à estimativa do tempo de divergência e de "filogenia relaxada" onde não é assumida correlação das taxas de evolução entre os ramos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)