Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao das queixas de iu entre gestantes de baixo risco e portadoras de diabetes mellitus gestacional antes apos treinamento dos musculos do assoalho pelvico.

Processo: 08/51236-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Cristine Homsi Jorge
Beneficiário:Tatiana Passarette Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biofeedback   Músculos   Assoalho pélvico   Gestantes   Fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assoalho Pelvico | Biofeedback | Fisioterapia | Gestantes | Musculos | Perineometro

Resumo

Os exercidos de fortalecimento do assoalho pélvico (EFAP), quando realizados durante a gravidez/potencialmente aumentam a força desse grupo muscular, previnem a incontinência urinária de esforço (IUE), reduzem o período expulsivo do parto e a ocorrência de tocotraumatismos maternos. Os estudos que já testaram essas hipóteses são escassos e os resultados controversos, além de não existirem estudos desta natureza na avaliação de gestantes com Diabetes mellitus Gestacional (DMG). Os objetivos primários desta pesquisa são avaliar o impacto do exercício de contração da musculatura do assoalho pélvico na sua função, bem como as repercussões maternas e fetais acarretadas petos mesmos em gestantes de baixo risco e com DMG. O objetivo do estudo de IC é avaliar as taxas de IU auto-relatadas por gestantes de baixo risco e diabéticas antes e após treinamento dos MAP. O programa de exercícios será realizado pelas gestantes dos grupos experimentais uma vez por semana sob supervisão de fisioterapeutas. As mulheres dos grupos controle receberão assistência pré-natal rotineira e serão avaliadas nos mesmos períodos estabelecidos. Com 20, 36 semanas de IG e 6 semanas após o parto, a função dos MAP será mensurada considerando-se a pressão vaginal e atividade eletromiográfica. Os relatos de perda urinária serão avaliados em entrevista conduzida por um só examinador. A verificação da normalidade das distribuições será realizada utilizando o teste de Kolmogoroff-Smirnoff e para as comparações intra-grupos será utilizado o teste T de Student. Por sua vez, nas comparações inter-grupos, será utilizado o teste ANOVA com pós-teste de Tukey para as variáveis quantitativas e o teste Qui-quadrado para as variáveis qualitativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)