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Influência do comprimento das hastes na medida do torque no ensaio SPT-T

Processo: 05/02132-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil
Pesquisador responsável:Anna Silvia Palcheco Peixoto
Beneficiário:Valéria Borin Antenor
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de estruturas e fundações   Fundações (engenharia)   Ensaios de penetração   Ensaios de campo   Torque   Torquímetro

Resumo

Na prática brasileira de engenharia de fundações o ensaio Standard Penetration Test (SPT) ainda é o mais utilizado para previsão da capacidade de carga de fundações. Por outro lado, Mayne (2001) questionou o fato de que apenas um índice, nesse caso o valor N do ensaio SPT, não poderia estimar tantos parâmetros geotécnicos do solo e sugeriu a utilização de ensaios híbridos. Anteriormente, Ranzini (1988) já havia proposto a medida do torque necessário para romper a adesão solo-amostrador logo após a realização do ensaio SPT, sugerindo a utilização do torque para obtenção da resistência lateral de estacas. Desde então, alguns engenheiros vêm incorporando essa medida na prática de engenharia. Peixoto (2001) desenvolveu uma tese de doutorado na qual estudou o ensaio SPT-T e sua aplicação na prática de Engenharia de Fundações. Nessa pesquisa, estudou vários aspectos do ensaio tais como: a forma da curva torque x ângulo-de-rotação; a relação T/N; a velocidade de ensaio e também sugeriu uma metodologia para previsão da capacidade de carga seguindo a idéia inicial de Ranzini (2000). Porém, ficou a questão de como o comprimento das hastes influiria na medida do torque uma vez que a medida é realizada na extremidade oposta ao amostrador do conjunto de hastes. Assim, nessa pesquisa, pretende-se verificar a eficiência do torque em função do comprimento das hastes. Para tanto, serão utilizados os torquímetros elétricos desenvolvidos por Peixoto (2001) acoplados a sistema de aquisição de dados recentemente adquiridos pela Unesp Bauru.

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