Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da contribuição de sólidos suspensos de sistemas lóticos para o reservatório de Itupararanga, bacia hidrográfica do Rio Sorocaba (SP)

Processo: 09/52056-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Calijuri
Beneficiário:Yugo Matsuda
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Rios   Recursos hídricos   Bacia hidrográfica   Sustentabilidade   Sólidos suspensos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Itupararanga | Recursos Hidricos | Reservatorio | Rios | Solidos Suspensos | Sustentabilidade

Resumo

Todo e qualquer ecossistema possui vasta gama de inter-relações de características físicas, químicas e biológicas. Para isso, faz-se necessário um maior conhecimento dessas inter-relações para que se possa compreendê-las melhor como ferramenta fundamental para qualquer intervenção humana, seja em ecossistema com características naturais tanto quanto de grau avançado de uso e ocupação. A bacia do rio Sorocaba, interior do estado de São Paulo, caracteriza-se por significativa ocupação humana com cidades e atividades agropecuárias em larga escala. Ainda nessa bacia, localiza-se o reservatório de Itupararanga e os rios Sorocamirim, Sorocabuçu e o Sorocaba, objetos de pesquisa deste estudo. Inserido no projeto temático intitulado: "Contribuição ao conhecimento do ciclo do Carbono no reservatório de Itupararanga como subsídio para a sustentabilidade da bacia hidrográfica do rio Sorocaba (SP), (processo FAPESP nº: 08/55636-9), esta pesquisa pretende avaliar variáveis físicas, químicas e climatológicas na área de influência desses rios e do reservatório, como forma de melhor compreender algumas das diversas atividades sinérgicas existentes e suas interações com enfoque no transporte e balanço de massa de sólidos totais. Assim, os resultados aqui obtidos poderão promover e fomentar a melhor compreensão das interações atuantes na bacia hidrográfica a qual agrega componentes naturais e antropizados, corroborando processos atuais e futuros de manejo e gestão que visem a melhoria da qualidade e da sustentabilidade ambiental, econômica e social da bacia do rio Sorocaba. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)