Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da secrecao das glandulas salivares na exploracao do alimento por captotermes havilandi (isoptera, rhinotermitidae).

Processo: 01/09528-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Ana Maria Costa-Leonardo
Beneficiário:Fabiana Elaine Casarin dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cupim
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cupim | Forregeamento | Glandula Esternal

Resumo

Coptotermes havilandi foi escolhido para este estudo devido ao grande impacto econômico causado por esse cupim em área urbana. Nos cupins, a exploração do alimento tem sido pouco estudada, mas dados da literatura indicam que em Reticulitermes santonensis e Schedorhinotermes lamanianus (Rhinotermitidae), as glândulas salivares promovem as agregações de operários para mastigação do alimento (função fago-estimulante). Por outro lado, os compostos voláteis secretados pela glândula esternal da espécie S. lamanianus inibem a formação de grupos de operários para mastigação do alimento e desagregam os já estabelecidos. A função das glândulas tíbio-tarsais ainda é desconhecida entre os Isoptera. Em vista do exposto, esse projeto visa determinar, por meio de bioensaios, se a secreção das glândulas salivares possuem propriedades fago-estimulantes para C. havilandi. Além disso, tem como objetivo investigar se a glândula esternal atua como inibidora de mastigação na exploração do alimento e tenta esclarecer uma possível função para as glândulas tíbio-tarsais nessa espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)