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Orientacao profissional em um servico escola na perspectiva dos familiares: avaliacao do periodo 2001-2006.

Processo: 07/57358-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Leandro Miranda Yokoyama
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de resultados   Orientação vocacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Resultados | Avaliacao De Servico | Familiares | Orientacao Profissional | Orientacao Vocacional

Resumo

Devido às constantes mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho, a Orientação Profissional aparece como importante instrumento de apoio na escolha da carreira. O presente estudo tem como objetivo dar continuidade a avaliação das intervenções realizadas pelo Serviço de Orientação Profissional (SOP) do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA), do Departamento de Psicologia e Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo, anteriormente realizada por Almeida, Loosli e Fraga, em três projetos de iniciação científica. Mais precisamente, visa-se avaliar as condições oferecidas (inputs) e os resultados obtidos com o serviço (outputs) na perspectiva dos familiares: pais, responsáveis ou conjugues (n=683) dos ex-clientes que concluíram o atendimento entre os anos de 2001 e 2006. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário por Loosli baseado no modelo de avaliação em três dimensões (inputs, processos e outputs) de French, Hiebert e Bezanzon, contendo questões fechadas (escala tipo Likert de 5 pontos), que serão analisadas quantitativamente através da estatística descritiva e Teste do Qul-quadrado e questões abertas, que serão tratadas qualitativamente, O questionário contém duas dimensões (inputs e outputs) das três propostas pelos autores e será enviado aos familiares dos ex-clientes pelo correio, junto com uma Carta Explicativa sobre a pesquisa, um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e um envelope pré-franqueado. A avaliação das respostas e os dados obtidos nos questionários serão de extrema importância para estabelecer melhorias no serviço prestado à população. (AU)

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