Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das bases geneticas e fisiologicas da resistencia ao armazenamento refrigerado em frutos de microtomateiro ( lycopersicon esculentum cv micro-tom ).

Processo: 02/03731-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Lázaro Eustaquio Pereira Peres
Beneficiário:Thiago Luis Tremocoldi Dantas
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pós-colheita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metabolismo Do Etileno | Pos Colheita | Resistencia Ao Frio

Resumo

O presente projeto visa p estudo da fisiologia pós colheita bem como a introgressão de genes relacionados com o mecanismo de resistência ao armazenamento refrigerado. Para tanto, (fora) escolhido o tomateiro como modelo. Esta espécie é vantajosa para esses fins, por possuir fruto climatérico, ou seja, o fruto colhido sofre maturação em função da concentração de etileno endógeno e da temperatura de armazenamento. Durante o projeto utilizaremos a cultivar Micro-Tom, a qual é caracterizada por ter um porte muito reduzido (10-15cm) e ciclo curto (75 dias), o que facilita sua utilização em estudos genéticos e fisiológicos. Como modelo genético, o tomateiro possui a vantagem de ter um genoma relativamente pequeno e ser facilmente cruzado com espécies selvagens do gênero Lycopersicon, as quais são amplas fontes de variabilidade. Com relação a espécies selvagens, existe uma em particular, L. hisurtum, que é potencialmente resistente ao frio e será utilizada para retrocruzamentos e introgressão de genes de resistência ao frio em Micro-Tom. A mesma abordagem será utilizada para introgressão de mutações em etileno. Para tanto, serão utilizadas técnicas de melhoramento e testes de câmara fria para seleção dos mais resistentes a baixa temperatura. Por fim, vale ressaltar que esta pesquisa trará uma contribuição efetiva para o melhor entendimento do metabolismo de pós-colheita, bem como o surgimento de um potencial modelo para outros estudos genéticos e fisiológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)