Busca avançada
Ano de início
Entree

Juventude, disciplina e midia: uma estudo comparativo.

Processo: 07/59855-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Ana Lúcia de Castro
Beneficiário:Ana Paula Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Jovens   Meios de comunicação   Serviços de entretenimento   Cultura contemporânea   Modo de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Contemporanea | Entretenimento | Estilos De Vida | Instituicoes Disciplinares | Juventude | Midia

Resumo

Este projeto de pesquisa busca contribuir para a discussão acerca da articulação/oposição que é engendrada entre a cultura erudita e a cultura popular - posteriormente consubstanciada na idéia de cultura de massas que se consolidou no século XX. Pretende-se verificar nos comportamentos, maneiras de vestir e linguagens dos jovens as influências das instâncias socializadoras: mídia e escola, considerando que, historicamente, dois traços culturais se intensificaram e atingiram diversos espaços no corpo social ao longo do tempo: o entretenimento e a vigilância. Nesse bojo, a análise de videoclipes e celebridades musicais foi o recorte escolhido para entender o universo simbólico juvenil inserido no cotidiano escolar. Deste modo, intenta-se perceber os mecanismos projetivos e identificativos que, construídos pelos jovens, reelaboram o espaço vivido por eles, ora para adaptar-se a um padrão de sociabilidade que tem na mídia seu arcabouço, ora para distanciar-se do espaço escolar, que opõe o universo midiático à disciplina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)