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Interferência de relações injustas na dinâmica de uma escola pública de ensino fundamental e médio do oeste paulista

Processo: 05/00457-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra de Morais Shimizu
Beneficiário:Thaise Beluci
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde de Garça (FASU). Associação Cultural e Educacional de Garça (ACEG). Garça , SP, Brasil
Assunto(s):Relações interpessoais   Desenvolvimento moral   Julgamento (psicologia)   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Moral | Disciplina | Indisciplina | Injustica Na Escola | Julgamento Moral | Relacoes Interpessoais | Psicologia

Resumo

Embasada nas teorias de Jean Piaget e Lawrence Kohlberg sobre o desenvolvimento do julgamento moral, esta pesquisa tem como objetivo compreender como as diferentes formas de injustiça se manifestam no cotidiano de uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio do oeste paulista e propor estratégias interventivas no sentido de propiciar relações mais justas no espaço escolar. A coleta de dados consistirá na aplicação de um questionário na seguinte amostra: 20% do total de alunos da escola (N=164), 5% de um dos pais dos alunos que freqüentam a escola (N=41), 100% dos professores (N=37) e 100% dos funcionários (N=12), perfazendo um total de 254 participantes. Os dados coletados serão analisados por meio do software SPSS/PC (Statistic Package for Social Science/ Personal Computer for Windows version 9.0). As respostas serão analisadas e comparadas, conforme o papel exercido por categoria participante na escola investigada: de aluno, de professor, de pai de aluno e de funcionário. Na categoria aluno, procurar-se-á verificar, também, se as respostas variam conforme a faixa etária do investigando. Essas variáveis (papel do participante na escola, e faixa etária de alunos) serão cruzadas, de forma a identificar se existem diferenças nos tipos de respostas encontradas e se essas são estatisticamente significativas. As operações estatísticas utilizadas serão freqüência simples, porcentagem e Qui-quadrado.

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