Busca avançada
Ano de início
Entree

Algumas relacoes entre letramento, bilinguismo e construcao de identidade no contexto escolar indigena: o ponto de vista do professor.

Processo: 98/05096-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Marilda Do Couto Cavalcanti
Beneficiário:Maria Gorete Neto
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Letramento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construcao De Identidade | Letramento

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar o papel da instituição escola na construção de identidades indígenas e a relação desta com (bi)letramento, bilingüismo e educação bilingue considerando o ponto-de-vista de professores índios nas aldeias e em curso de formação de professores. Uma parte dos registros, de natureza etnográfica, já foi coletada no Curso de Formação de Professores índios em jan/fev de 1994 a 1998 e é composta de gravações em áudio e vídeo de aulas, relatórios de viagem e curso e outros registros escritos de interesse. Focalizar o olhar do professor índio sobre os processos citados pressupõe que uma escola verdadeiramente indígena só será construída quando as comunidades indígenas tiverem seus próprios intelectuais assumindo a direção do processo de ensino e aprendizagem (Kahn, 1994). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)