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Ensino de autodeterminacao a adultos deficientes mentais na escolha de formas de trabalho.

Processo: 03/06788-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Giovana Escobal
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pessoas com deficiência mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Determinacao | Deficiente Mental | Emprego Apoiado | Material Instrucional

Resumo

A profissionalização de deficientes mentais é um tema de grande interesse na atualidade, principalmente por ser um desafio para a nossa sociedade, ainda não capaz de implementá-la com sucesso. Entende-se que há necessidade de utilização de alterações ambientais que possibilitem que indivíduos deficientes mentais prejudicados participem de atividades de trabalho mais ativamente, ultrapassando as suas dificuldades, atendendo suas necessidades e potencializando suas habilidades. Utilizando-se um material instrucional de arranjos ambientais utilizados em treinos de tarefa de trabalho, com o intuito principal de auxiliar na execução desta tarefa, e o método empregado por uma instituição particular especializada no atendimento de deficientes mentais, será aplicado e avaliado um procedimento para aumentar a "auto determinação" de indivíduos deficientes mentais, aspecto negligenciado pela literatura, possibilitando a opção de poder trabalhar com ou sem material instrucional, adequando o ambiente de trabalho e os procedimentos de ensino. (AU)

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