Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita

Processo: 08/11480-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Natali da Silva Lustre
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Linguagem de sinais   Surdez   Avaliação da aprendizagem   Redação   Estímulos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Educação | Linguagem de Sinais | redação | Surdez | Leitura e Escrita

Resumo

O estudo "Interferências de Estímulos Visuais na Produção Escrita de Surdos Sinalizadores com Queixas de Alterações na Escrita", tem como objetivo analisar a produção escrita de sujeitos surdos sinalizadores com queixas de alterações de leitura e escrita a partir de figuras de ação em sequência e figura de ação. Serão sujeitos dessa pesquisa um Grupo de Estudantes Surdos Sinalizadores Com Queixas de Alterações de Leitura e Escrita (GESSCALE), constituído por 30 estudantes: com perda auditiva neurossensorial de grau severo ou profundo (pior que 71 dBNA na média das frequências de 500Hz, 1000Hz e 2000Hz); com queixas de alteração de leitura e escrita; cursando entre a 3ª e 8ª série do Ensino Fundamental em escola pública; independente do gênero e faixa etária; com nível alfabético e ortográfico de escrita; que frequentam o Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e/ou que passaram pela triagem fonoaudiológica e estão aguardando vaga para atendimento. Os estudantes serão avaliados individualmente, por meio de provas de produção escrita baseadas em figuras em sequência lógica e figura de ação. Os dados serão encaminhados para tratamento estatístico e serão avaliados qualitativamente e quantitativamente segundo os critérios de competências comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)