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Compreensao de leitura em surdos: trabalho fonoaudiologico com a tecnica scaffolding.

Processo: 04/15133-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Luciana Zacharias
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Compreensão da leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compreensao De Leitura | Scaffolding | Surdez

Resumo

A maioria dos surdos tem dificuldade na compreensão do texto escrito, principalmente pela falta de uma base lingüística bem estabelecida seja ela em língua oral ou em língua de sinais (Cárnio et al., 2000). O estudo tem por objetivo verificar a evolução da compreensão de leitura de adolescentes surdos por meio de um trabalho fonoaudiológico de recontagem (oral é/ou em Libras) de histórias infanto-juvenis, com base na técnica de "Scaffolding" (Arcabouço) proposta por Paul R. Hoffman (1997). Serão sujeitos dessa pesquisa dez adolescentes surdos que freqüentam terapia fonoaudiológica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP, de ambos os sexos, com idade entre 11 e 18 anos, e escolaridade de 1.ª à 8.ª série, porém com nível funcional de leitura muito próximo ao nível de leitura inicial, sendo a maioria estudantes de escola ou classe especial, e com baixo nível sócio-econômico. A maioria apresenta perda auditiva neurossensorial profunda em ambas as orelhas. Os sujeitos serão atendidos em terapia fonoaudiológica, durante as quais será aplicada a técnica de "Scaffolding" para melhoria da compreensão da leitura e habilidades lingüísticas, realizando-se filmagens esporádicas do processo terapêutico. Os sujeitos serão avaliados quanto à compreensão de leitura antes e depois do programa terapêutico através de um protocolo adaptado de Castillo (1999). Os dados serão avaliados através de análises qualitativa e quantitativa (Testes não-paramétricos). (AU)

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