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O surdo e a leitura de legendas de filmes

Processo: 04/15374-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Ligia Reis Bolognato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação humana   Surdez   Legendas   Closed caption   Filmes   Compreensão da leitura   Linguagem de sinais   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Close Caption | Comunicacao Humana | Cpmpreensao De Leitura | Legendas De Filmes | Lingua De Sinais | Surdez

Resumo

A compreensão de leitura do surdo é considerada deficitária, e desta forma limita seu contato com a cultura mundial, tirando-lhe o direito igualitário ao acesso às informações. Segundo Candau (2002), quando se reconhece a diversidade cultural brasileira valorizando-a, torna-se possível a superação de muitas discriminações existentes, facilitando desta forma, o mecanismo de inclusão na busca de uma sociedade mais democrática. O objetivo desta pesquisa é avaliar a evolução da velocidade e compreensão de leitura de legendas de filmes em adolescentes surdos, antes e após um programa terapêutico, utilizando-se um protocolo de compreensão de leitura adaptado de Alves e Cárnio (1999). Os sujeitos assistirão, individualmente a um trecho de um filme legendado e em seguida serão questionados pelas bolsistas (língua oral) e/ou pelo intérprete de LIBRAS sobre a compreensão de leitura do filme assistido por meio de questões abertas. Serão sujeitos dessa pesquisa dez adolescentes surdos que freqüentam terapia fonoaudiológica no LIF em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP, de ambos os sexos, com idade variando de 11 e 18 anos, escolaridade variando de 1.ª à 8.ª série, com nível funcional de leitura muito próximo ao nível de leitura inicial. A maioria dos estudantes freqüenta escola ou classe especial e apresentam perdas auditivas neurossesoriais profundas em ambas as orelhas. Para análise do Programa terapêutico serão realizadas filmagens esporádicas, as quais serão transcritas juntamente com o intérprete de LIBRAS, e analisadas qualitativamente. Os dados da avaliação inicial e final serão encaminhados para tratamento estatístico e avaliados por meio de análises qualitativas e quantitativas. (AU)

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