Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de compostos para inibição de vias essenciais do fungo Moniliophthora perniciosa na interação com o cacau.

Processo: 10/07864-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Bruno Matos Paz
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50119-9 - Estudo integrado e comparativo de três doenças fúngicas do cacau: vassoura-de-bruxa, monilíase e mal do facão, visando à compreensão de mecanismos de patogenicidade para o desenvolvimento de estratégias de controle, AP.TEM
Assunto(s):Ubiquinona   Fungicidas   Transporte de elétrons
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadeia Respiratória | Fungicida | Ubiquinol | ubiquinona | Biologia molecular de fungos

Resumo

A doença vassoura-de-bruxa em Theobroma cacao é causada pelo fungo basidiomiceto Moniliophthora perniciosa e atualmente constitui um dos maioresproblemas fitopatológicos no Brasil. Muitas estratégias já foram testadas para controle desta doença, dentre elas o uso de fungicidas à base de inibidores da via principal (estrobilurinas), no entanto, não se obteve sucesso. Estudos posteriores mostraram que a cadeia respiratória deste fungo é ramificada, assim como dasplantas superiores e de alguns outros fungos, sendo constituída de uma via principal e outra alternativa, cuja principal enzima envolvida é a Oxidade Alternativa (AOX). A atividade da AOX permite a continuação do transporte de elétrons e a redução da produção mitocondrial de espécies reativas de oxigênio em situações de inibição davia principal. Com base nestes dados, supôs-se que esta enzima poderia ser a explicação para a resistência a estrobilurinas verificada em M. perniciosa. Assim, os efeitos dos inibidores das vias principal (azoxistrobina) e alternativa (SHAM) foram testados sobre o crescimento de M. perniciosa in vitro. O uso dos inibidores emconjunto resultou em inibição completa do crescimento das duas fases de desenvolvimento (biotrófica e necrotrófica) deste patógeno hemibiotrófico. Adicionalmente, o uso desta combinação de drogas em plântulas de cacauinfectadas com esporos de M. perniciosa, reduziu drasticamente o número de plantas que desenvolveram a doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)