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Avaliação da implementação do programa de diabetes do município de Ribeirão Preto no Centro de Saúde Escola

Processo: 08/09766-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ione Carvalho Pinto
Beneficiário:Fabiana Costa Machado Zacharias
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de programas de saúde   Diabetes mellitus   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de Impacto | Avaliação de Programas e Projetos de Saúde | diabetes mellitus | Enfermagem de Saúde Pública

Resumo

Este estudo surgiu a partir de questionamentos dos autores sobre uma demanda expressiva de usuários portadores de Diabetes Mellitus que procuram o serviço do Centro de Saúde Escola, tanto no Pronto Atendimento como na área programática. São objetivos identificar o número de vezes que o usuário do Programa de Diabetes deste serviço procura o Pronto Atendimento, conhecer o perfil do usuário portador de Diabetes, quanto ao gênero e idade, que utiliza o atendimento do CSE, identificar os atendimentos gerados por pacientes seguidos no Programa de Diabetes, quantificar o número de usuários que evoluíram para amputações, identificar os usuários cadastrados no programa do HIPERDIA, identificar os usuários que fazem o auto monitoramento do perfil glicêmico e identificar o número de exames realizados por ano. Trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa realizada em uma UBDS, com pacientes diabéticos que fazem acompanhamento no serviço secundário. Para análise dos dados será elaborado um banco de dados e dada a grande quantidade de informações a técnica da dupla digitação será utilizada em 30% do total dos sujeitos. Os dados serão apresentados mediante estatística descritiva por meio de valores médios, desvios padrão, medianas, mínima e máxima e proporções. (AU)

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