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Indústria brasileira de alimentos e canais alternativos de distribuição: um estudo exploratório

Processo: 10/08283-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo
Beneficiário:Anne Aparecida Porto da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da produção   Canais de distribuição   Indústria de alimentos   Controle alternativo   Estudo observacional   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canais de Distribuição | Indústria de alimentos | Varejo de alimentos | Gerencia de Produção

Resumo

A indústria depara-se com o poder cada vez maior detido pelas grandes redes varejistas. Com o aumento da concorrência somado ao significativo processo de concentração do setor varejista, a partir da década de 90, ocorre uma alteração no poder de influência (da indústria para o varejo) sobre a coordenação dos canais de distribuição (ou de marketing), entendidos como "um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo" (COUGHLAN et al., 2002). Os fornecedores (indústria e elo rural) passam, então, a ter um significativo grau de dependência às atividades desempenhadas pelo varejo (particularmente, os grandes grupos, aqui entendidos como o varejo tradicional), pois não estar nas gôndolas de uma das grandes redes passou a representar uma perda substancial de mercado (SILVA et al., 2007, 2009). Como conseqüência, aumenta a busca pela indústria por canais alternativos de distribuição como forma de atenuar o poder das grandes redes varejistas. O presente Projeto se interessa por esta temática, propondo, para tanto, um estudo exploratório do movimento de reação da indústria de alimentos frente à maior capacidade de barganha exercida pelo varejo na coordenação dos canais de distribuição. O estudo exploratório proposto será estruturado na metodologia de estudo multi-caso, baseado, por sua vez, na condução de entrevistas semi-estruturadas.

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