Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreendendo a relacao mae-crianca nos transtornos invasivos do desenvolvimento: um estudo sobre os sentimentos maternos.

Processo: 06/00402-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Jorge Luís Ferreira Abrão
Beneficiário:Daniela Oliveira Andriollo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Bebe | Mae | Psicologia do Excepcional

Resumo

COMPREENDENDO A RELAÇÃO MÃE-CRIANÇA NOS TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS SENTIMENTOS MATERNOSA relação de maternagem vem sendo historicamente valorizada como um fator essencial para o bom desenvolvimento da criança, atribuindo-se, na sociedade contemporânea, grande responsabilidade às mães no cuidado de seus filhos, o que por vezes implica em sentimentos de ambivalência. Dificuldades particulares podem ser observadas na relação de maternagem em casos cujos filhos manifestam Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, uma vez que esta patologia se manifesta, entre outros sintomas, em comprometimentos na interação social e na utilização da linguagem como meio de comunicação, requerendo das mães um esforço maior para a manutenção do contato e interação com seus filhos. Na década de 1960, a expansão de teorias que veiculavam hipóteses ambientalistas relativas a etiologia destes transtornos contribuiu para a deterioração deste quadro, uma vez que atribuíam as causas destes transtornos à falhas no processo de maternagem. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo investigar os sentimentos mobilizados em mães de crianças portadoras de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento ao longo do processo de maternagem. O instrumento a ser utilizado nesta pesquisa serão entrevistas individuais e semi-dirigidas com cinco mães que têm seus filhos aos cuidados de profissionais do Projeto Fênix: Educação para Autistas, localizado na cidade de Assis – SP. Pretende-se, através delas, abordar aspectos referentes aos sentimentos relativos à maternagem, às dificuldades enfrentadas em ser mãe, à auto-descrição de seu papel materno, aos momentos de separação mãe-criança, às impressões maternas sobre os familiares e à relação com a instituição freqüentada pela criança. Através da análise qualitativa do conteúdo das respostas, poder-se-á promover importantes contribuições para o desenvolvimento de programas de atenção às mães de crianças portadoras de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, a fim de produzir problematizações acerca da maternagem, caminhando para a elaboração de conflitos decorrentes dos sentimentos de ambivalência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)