Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da concentracao plasmatica de heat shock 90 e sua correlacao com os niveis de oxido nitrico e cxcl12 em pacientes com carcinoma de boca.

Processo: 08/53710-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Sandra Helena Penha de Oliveira
Beneficiário:Adriano Caires Tamae
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Óxido nítrico   Neoplasias bucais   Quimiocinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Boca | Cxcl12 | Estresse Oxidativo | Heat Shock | Oxido Nitrico | Quimiocina

Resumo

O interesse pela compreensão e entendimento da participação de biomarcadores inflamatórios e do estresse oxidativo na etiopatogênese e desenvolvimento do câncer tem ganhado importância. A quimiocina CXCL12 e o Óxido Nítrico (NO) são substâncias que têm sido relacionadas ao câncer de boca por participarem da progressão do tumor e ocorrência de metástases. As proteínas Heat Shock (HSPs) compreendem um grupo de produtos do estresse e também têm sido associadas com o desenvolvimento de diversos tipos de neoplasias malignas. O objetivo deste estudo é avaliar a concentração plasmática da proteína Heat Shock 90 (HSP90) correlacionando-a com as concentrações da quimiocina CXCL12 e do Óxido Nítrico (NO) no plasma de pacientes portadores de carcinoma espinocelular (CEC) de boca. Para análise comparativa as concentrações plasmáticas das mesmas substâncias serão avaliadas em voluntários etilistas e/ou tabagistas sem câncer de boca e em voluntários saudáveis com paridade de idade e sexo em relação ao grupo estudado. Amostras de sangue serão coletadas dos pacientes e voluntários, serão centrifugadas e o plasma separado. As concentrações de HSP90 e CXCL12 serão avaliadas por meio do ensaio ELISA, enquanto a concentração plasmática de NO será mensurada pelo método de Griess. A análise estatística para avaliar as diferenças entre os grupos será feita por meio de testes específicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)