Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de parametros de energia laser er:yag sobre esmalte dental humano. avaliacao da acao anticariogenica, utilizando modelo experimental in vitro.

Processo: 03/09231-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Beneficiário:Carlos Eduardo Shimabucoro
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Laser   Microdureza   Esmalte dentário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esmalte Dentario | Laser | Microdureza | Prevencao Da Carie Dentaria

Resumo

O laser é utilizado nas diversas áreas odontológicas, como na prevenção da cárie dental, sendo os lasers de CO2, Argônio e Neodímio os mais utilizados. Entretanto, o laser de Érbio (Er:YAG) promove menores temperaturas as estruturas dentais quando comparado aos lasers acima, porém a possibilidade do uso desta energia no aumento da resistência do esmalte â doença cárie tem sido pouco explorada. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do laser Er:YAG desfocado na ação anticariogênica utilizando esmalte dental humano. Blocos de esmalte serão seqüencialmente polidos e após, determinada a microdureza de superfície (SMH inicial). Os blocos serão divididos em seis grupos experimentais: um grupo será usado como controle (GC) e, os outros grupos serão irradiados com cinco diferentes fluências de energia laser Er:YAG. Após a irradiação, os grupos serão submetidos à nova análise de microdureza superficial (SMH irradiado). Em seguida os blocos de esmalte serão submetidos à ciclagem de pH durante cinco dias. Após a ciclagem de pH, determinar-se-á novamente a SMH (final) para cálculo da variação da microdureza de superfície (%SMHC). A seguir, os blocos serão seccionados e determinar-se-á a dureza do esmalte em secção longitudinal para o cálculo da percentagem de volume mineral (% vol. min.). Os valores serão submetidos aos testes de normalidade e homogeneidade para determinar o teste estatístico mais adequado para análise dos resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)