Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro e in situ do efeito dos parâmetros do laser de Er:YAG no esmalte submetido a desafio cariogênico

Processo: 06/05691-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Silmara Aparecida Milori Corona
Beneficiário:Vivian Colucci
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desmineralização do dente   Laser do estado sólido   Esmalte dentário

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar, in vitro e in situ, o efeito de parâmetros (freqüência de pulsos, fluxo de água e energia) do laser de Er:YAG empregado para o preparo cavitário nas alterações do esmalte após desafio cariogênico. Para o estudo in vitro, terceiros molares humanos hígidos serão seccionados para a seleção de 375 fragmentos, que serão aleatoriamente divididos em 25 grupos (n=15), sendo 24 experimentais e um controle. Após o preparo das cavidades, os espécimes serão restaurados com resina composta e submetidos ao desafio cariogênico. Subseqüentemente, serão seccionados para a análise da microdureza e microscopia de luz polarizada. No estudo in situ, 60 fragmentos de esmalte humano e 60 de esmalte bovino serão distribuídos aleatoriamente entre 15 voluntários. Tais fragmentos serão divididos em 4 grupos de acordo com o preparo cavitário. Os 3 parâmetros dos grupos experimentais que apresentarem maior resistência a desmineralização no estudo in vitro serão empregados nos preparos cavitários do estudo in situ. O grupo controle será preparado com ponta diamantada em alta rotação. A cavidade obtida será restaurada com resina composta e os fragmentos serão montados em dispositivo palatino para serem instalados nos voluntários para a realização do desafio cariogênico. Após o desafio, os espécimes serão seccionados para a realização das leituras de microdureza longitudinal e microscopia de luz polarizada. Os dados obtidos serão analisados para escolha do método estatístico adequado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLUCCI, VIVIAN; DE SOUZA GABRIEL, ALINE EVANGELISTA; SCATOLIN, RENATA SIQUEIRA; SERRA, MONICA CAMPOS; MILORI CORONA, SILMARA APARECIDA. Effect of Er:YAG laser on enamel demineralization around restorations. Lasers in Medical Science, v. 30, n. 4, p. 1175-1181, MAY 2015. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLUCCI, Vivian. Desmineralização do esmalte dental adjacente a restaurações. Efeito dos parâmetros do laser de Er:YAG empregado para o preparo cavitário. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.