Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de filmes nanoestruturados de complexos de salen na preparação de sensores para detecção eletroquímica

Processo: 08/00910-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marcos Fernando de Souza Teixeira
Beneficiário:Tony Rogério de Lima Dadamos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Sensores químicos   Eletroanalítica   Eletrodos quimicamente modificados

Resumo

O avanço da área de nanotecnologia molecular está intrinsicamente relacionado com o desenvolvimento de métodos de obtenção de materiais molecularmente organizados. Estes devem apresentar novas propriedades que os tornem úteis para a preparação de dispositivos moleculares com atividades catalíticas e eletrocatalíticas. Dentre as inúmeras classes de materiais com diferentes propriedades, os polímeros orgânico e inorgânico têm recebido considerável atenção devido a versatilidade e processabilidade em solução para baixas temperaturas, possibilidade de construção de dispositivos nanoestruturados por diferentes técnicas, incluindo a eletropolimerização.Diante da capacidade de polimerização e da potencialidade dos complexos metálicos a base de Schiff como mediadores de elétrons, tornam-se interessantes investigar os processos eletroquímicos dos eletrodos modificados com filmes poliméricos derivados dos complexos metálicos do tipo salen (N,N'-etilenobis(salicilidenoaminato)) na construção de sensores eletroquímicos. Somando-se o desenvolvimento de uma metodologia analítica para um controle de qualidade eficiente, seletivo, rápido e de baixo custo.Neste contexto, o presente projeto de iniciação cientifica tem como objetivo investigar o comportamento eletroquímico de filmes poliméricos de complexos metálicos de cobre(II), níquel(II) e ferro(III) com ligante de salen e sua aplicabilidade na determinação de espécies na área clinica, farmacêutica e ambiental.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DADAMOS, TONY R. L.; FREITAS, BRUNO H.; GENOVA, DIEGO H. M.; ESPIRITO-SANTO, RAFAEL D.; PEREZ GONZALEZ, EDUARDO R.; LANFREDI, SILVANIA; TEIXEIRA, MARCOS F. S. Electrochemical characterization of the paste carbon modified electrode with KSr2Ni0.75Nb4.25O15-delta solid in catalytic oxidation of the dipyrone. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 169, p. 267-273, JUL 5 2012. Citações Web of Science: 8.
DADAMOS‚ T.R.L.; TEIXEIRA‚ M.F.S. Electrochemical sensor for sulfite determination based on a nanostructured copper-salen film modified electrode. Electrochimica Acta, v. 54, n. 19, p. 4552-4558, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.