Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da participacao dos receptores dopaminergicos d1 e d2 da area preoptica medial nas respostas de secrecao de prolactina induzidas por angiotensina ii.

Processo: 00/02375-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Rita Cássia Menegati Dornelles
Beneficiário:Giscard Jose Ribeiro Machado
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Angiotensina II   Prolactina   Estrógenos   Ovariectomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiotensina Ii | Area Preoptica Medial | Estrogeno | Ovariectomia | Prolactina

Resumo

Fatores inibidores e liberadores controlam a secreção de prolactina (PRL). A maioria dos eventos secretores de PRL envolvem liberação maior de fatores liberadores sobrepostos a diminuição dos fatores inibidores dc PRL. Angiotensina II (A D) central, dopamina (DA) e estrógeno são substâncias que participam do controle da secreção de PRL. A injeção central de A H inibe a liberação de PRL em fêmeas de ratos ovariectomizadas tratadas ou não com estrógeno. A DA liberada na vasculatura portal hipotálamo-hipófise exerce uma inibição tônica sobre a secreção de PRL. Mecanismos multifatoriais é modulação neuroendócrina são meios pelos quais o estrógeno atua na secreção de PRL. Entretanto, não está bem esclarecido a existência de interação dessas substâncias no controle da secreção de PRL. Portanto, os objetivos deste trabalho são; - investigar a interação dessas substâncias na área preóptica mediai; - caracterizar o(s) subtipo(s) de receptores para DA envolvidos na resposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)