Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da técnica de ressonância de barras para a determinação de propriedades elásticas de concretos refratorios danificados por choque térmico

Processo: 02/03756-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:José de Anchieta Rodrigues
Beneficiário:Euvaldo Loureiro Gregory Villaboim
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/04324-8 - Estudo sistêmico para o desenvolvimento de concretos refratários avançados II, AP.TEM

Resumo

Através da queda dos valores dos módulos elásticos, medida empregando-se a técnica de ressonância mecânica de barras, pode-se acompanhar o dano causado por choque térmico em concretos refratários à base de alumina. Além dos aspectos da formulação, através da qual pode-se alterar a microestrutura final dos concretos, essa microestrutura vai sofrendo maiores danos à medida que se aumenta a variação de temperatura no choque térmico e o número de ciclos de choque térmico. Serão construídos gráficos dos valores dos módulos em função dos valores de parâmetros de formulação, número de ciclos de choque térmico, e da variação da temperatura do choque térmico. Tais gráficos, na forma de mapas, podem ser uma ferramenta adicional para o produtor e usuário de materiais refratários e cerâmicas em geral. Serão elaborados concretos refratários contendo por volta de 99 %-p de alumina e teores em torno de 1%-p de cimento de aluminato de cálcio. Na formulação desses concretos, dois parâmetros serão variados, um sendo o coeficiente que da distribuição de Andreassen e o outro o tamanho médio das maiores partículas do agregado de alumina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
W. M. SILVA; A. E. M. PAIVA; E. L. G. VILLABOIM; M. D. M. INNOCENTINI; J. A. RODRIGUES; V. C. PANDOLFELLI. Avaliação in-situ do módulo de cisalhamento como ferramenta para a determinação da cinética de cura de concretos refratários. Cerâmica, v. 49, n. 311, p. 141-145, Set. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.