Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do tratamento prolongado previo com neurolepticos ou diferentes drogas de abuso sobre o condicionamento a um ambiente (place preference) em camundongos tratados com cocaina.

Processo: 04/03861-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Roberto Frussa Filho
Beneficiário:Daniela Fukue Fukushiro
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Esquizofrenia   Drogas ilícitas   Dopamina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dependencia Cruzada | Dopamina | Drogas De Abuso | Esquizofrenia | Neurolepticos | "Place Preference"

Resumo

A liberação de dopamina no núcleo accumbens (sistema mesolímbico) tem sido associada aos efeitos reforçadores produzidos por diversas drogas de abuso e que estão relacionados ao processo de dependência química. Nesse contexto, a supersensibilidade dopaminérgica mesolímbica gerada pelo uso prolongado de neurolépticos típicos e evidenciada na privação desse tratamento, tem sido associada à grande prevalência de dependência química em esquizofrênicos. Em contrapartida, neurolépticos atípicos parecem não apresentar essa mesma associação, uma vez que provavelmente não induzem a supersensibilidade dopaminérgica por possuírem maior afinidade por receptores serotonérgicos. Paralelamente, tem sido sugerido que o tratamento prolongado com uma droga de abuso pode potencializar a sensibilidade de um indivíduo a outra droga de abuso. Embora tal processo já tenha sido demonstrado para o fenômeno da sensibilização comportamental, pouco se sabe sobre evidências similares concernentes ao teste de "place preference", um dos principais modelos de dependência química. Assim, como primeiro objetivo o presente projeto pretende investigar os efeitos da retirada abrupta de um tratamento prolongado com um neuroléptico típico ou um atípico no teste de "place preference" à cocaína. A segunda proposição deste projeto consiste em verificar os efeitos da administração repetida prévia da própria cocaína ou de outra droga de abuso (etanol) nesse mesmo modelo comportamental de dependência química. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)