Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao limnologica e inventario da diversidade das comunidades zooplanctonica e bentonica na represa hedberg, floresta nacional de ipanema, sp.

Processo: 06/04428-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Odete Rocha
Beneficiário:Frederico Guilherme de Souza Beghelli
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bentos   Qualidade da água   Limnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bentos | Hedberg | Qualidade Da Agua | Zoopancton | Limnologia

Resumo

O presente estudo visa realizar um levantamento da abundância e da diversidade de organismos do zoobentos e do zooplâncton na represa de Hedberg, bem como caracterizar a represa abioticamente e assim obter dados relevantes para a compreensão da dinâmica dessas comunidades. Para isso serão realizadas coletas em três pontos da lagoa em quatro épocas distintas. Para as amostras de zooplâncton serão realizadas coletas, através de arrasto horizontal e de arrasto vertical (qualitativas) e também com balde para obtenção de volumes determinados (quantitativas). Já para análise do bentos serão recolhidas amostras em 3 pontos diferentes sendo estas em triplicata e utilizando-se de uma draga tipo Van Veen .No laboratório, os organismos serão separados e identificados até o menor nível taxonômico possível, usualmente gênero ou espécie, com o auxílio de lupas, microscópio ópitico, literatura e profissionais especializados.Serão ainda tomadas medidas abóticas do meio. As variáveis medidas serão: pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e temperatura da água realizadas "in situ", através de um multisensor da marca HORIBA, modelo U-10. Também serão coletadas amostras de água para análises de nutrientes totais (nitrogênio e fósforo) e dissolvidos (nitrito, nitrato, amônia), utilizando-se uma garrafa Van Dorn, vertical, de 5 litros. Estas amostras serão levadas e analisadas em laboratório segundo metodologias descritas por Golterman et al. (1978) e Marckereth et al. (1978). Será também determinada a composição granulométrica e o teor de matéria orgânica no sedimento da represa a partir das amostras coletadas com o amostrador VanVeen, de acordo com a metodologia descrita por Suguio (1973).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)